Juazeirinho - O Ex-Prefeito Jonilton Fernandes, mas uma vez usou sua pagina na rede social para responder as denuncia que o atual Prefeito Bivilacqua Matias fez quando disse em um site de noticia "O ex-gestor faltou com a verdade quando disse que deixou mais de R$ 2,4
milhões em caixa. Ele não deixou coisa nenhuma. Se for levar em
consideração esses convênios, eu também deixei muito mais do que isso.
Mas de FPM ele não deixou".
Ao povo de Juazeirinho - PB
Diante da necessidade de se restabelecer a verdade sobre a situação
financeira e administrativa da Gestão 2013 - 2016, venho convidar a
todos para uma reflexão sobre o decreto municipal, publicado pelo atual
governo sob o n° 006/2017, que deve ser acessado no portal do município
no endereço - www. juazeirinho.pb.gov.br para uma melhor compreensão dos
fatos.
Prestando Contas Parte III
Decreto municipal N° 006/2017,Uma FARSA ou decretação de Incompetência administrativa?
Diante de tantas mentiras propagadas pela atual administração municipal
de Juazeirinho, mais precisamente no conteúdo do decreto de número
006/2017, publicado no diário oficial do município, que decreta Estado
de Emergência no município, “durante o tempo que permanecer a
instabilidade institucional do município e o Estado de insolvência na
Administração Municipal”.
Diante deste fato, faço a seguinte indagação: Isto é uma farsa ou atestado de incompetência?
Diante da realidade da transição 2016 - 2017 da qual toda a
documentação e demonstrativos financeiros estabelecidos pelo TCE nas
Resoluções Normativas n. 03 e n. 07 que regulamenta a transição, fizemos
questão não so de cumprir na integra, mas ampliar a transparência
promovida por toda uma equipe de governo comprometida com o nosso
município.
Fomos além. Filmamos e fotografamos todos os atos da
transição. Transição esta que comprovou para o mundo, a realidade do
Município de Juazeirinho, sem acrescentar nem omitir nada. Muito
diferente da realidade da falta de transição de 2012 – 2013, na qual
atraiu nada mais nada menos do que uma das maiores emissoras de
televisão do mundo para documentar o mais absurdo e imoral ato de
irresponsabilidade administrativo causada por um gestor que apenas na
prestação de contas de 2012, deixou um rombo atestado pelo TCE que
reprovou suas contas, no valor de mais de 4,7 milhões de reais.
Por
que chamo o conteúdo do decreto de FARSA e decretação de incompetência?
Simplesmente por que os argumentos do decreto não trazem nenhuma
sustentação lógica e muito menos verídica.
Vamos aos fatos, ponto a ponto, respondendo aos considerandos do decreto:
1°- Devo aqui afirmar, que o ESTADO DE EMERGÊNCIA, se instalou no
município em 01/01/2017, materializado no referido decreto, cujo
objetivo visa única e exclusivamente a pratica da DISPENSA DE LICITAÇÃO.
A mais deplorável pratica de ludibriar a transparência publica.
Acrescento ainda o desrespeito a legislação, pela contratação irregular
de pessoal, sem observar a lei de contratação por excepcionalidade, e
deixando de atribuir aos efetivos, o direito de serem promovidos e
receberem gratificações pelo uso do estatuto do servidor.
Não existe
nenhum estado de anormalidade financeira, muito menos grave. Deixamos
um saldo de exatos R$ 2.435.921,39, considerando todas as contas.
Dos
quais, na Conta FOPAG, n. 20.000-X, com saldo de R$ 261.005,57 destinado
a folha de pagamento dos funcionários ligados aos 40% do FUNDEB e parte
dos funcionários da saúde, que deveriam ter recebido seus salários
desde o dia 02/01/2017.
A conta PMJ/FUNDEB de n. 10.907-X, com saldo de
R$ 368.110,88, que por falta de lei específica no município sobre o
pagamento de salários suplementares, não pagamos o 14° salário aos
profissionais da educação vinculados aos 60% do FUNDEB, (aqui deixo a
orientação à estes profissionais que se reúnam em assembléia com a
entidade representativa da categoria, para encaminhar ao atual governo,
solicitação deste 14° salário, uma vez ao chegar no ultimo dia do ano,
ficamos sabendo da inexistência desta legislação) Nada mais coerente,
uma vez que este montante, pertence por direito aos que estão ligados
aos 60% do FUNDEB, e vem da nossa gestão.
Na conta PMJ/FPM, de n.
2.761-8, deixamos um saldo de R$ 201.435,95 que devem e são usados para
diversas ações de aquisições e pagamentos como serviços e bens, desde
que observados os dispositivos legais. Por fim, afirmo que não há nem
existiu nestes dias, nenhuma instabilidade financeira. Como umas das
provas disto, não existe nenhum funcionário nem fornecedor com salário
ou pagamento em atraso em Juazeirinho. Diferentemente de 2012, triste
ano para muitos funcionários contratados e efetivos que ficaram com três
meses sem receber, mas que receberam graças ao meu compromisso e
respeito com estes trabalhadores (as).
2° - No que se refere ao
estado de sucateamento da frota do município, afirmo que todos os
veículos e máquinas pesadas, funcionam normalmente, passando sempre por
manutenção preventiva e corretiva, sendo apresentados a comissão de
transição que atestaram apenas o trator de esteira, dois ônibus, as
retro escavadeiras e a ambulância do SAMU, necessitando de manutenção
corretiva, e isto por uso normal de trabalho, o que não cabe a FARSA de
sucateamento, até por que os recursos financeiros deixados, já eram para
estarem em pleno funcionamento como as demais. Vale ressaltar aqui, que
todos os equipamentos do PAC foram adquiridos na nossa gestão, como
também uma ambulância, vários ônibus, um trator de pneus com todos os
implementos, Um veículo gol e um FIAT UNO para a Secretaria de Desenv.
Social, um FIAT UNO para a Secretaria de Saúde, uma retro escavadeira,
estando ainda para ser recebido, mais um trator com todos os implementos
bem como um caminhão caçamba.
3° - Conforme atestado na transição,
deixamos os estoques de medicamentos e materiais medico/hospitalares
(mais de R$ 15.000,00, no hospital e mais de 10.000,00 na Farmácia
Básica), materiais de limpeza e expediente nas repartições e no
almoxarifado, alimentos no hospital, residência dos policiais e no
almoxarifado, ficando ainda, as contas do
FPM, conforme já demonstrado
com R$ 201.435,95, e as contas,
PMJ/ICMS, n. 6.876-4, com saldo de R$
8.961,64,
conta PMJ/REPASSE IPVA, n. 6.877-2 com saldo de 1.754,47,
conta PMJ/CIDE, n. 9.541-9 com saldo de 1.405,38,
PMJ/MERENDA, n.
11421-9 com saldo de R$ 4.426,29,
conta PMJ/TRIBUTOS com saldo de R$
6.305,06,
conta FMS/FNS BLATB, com saldo de R$ 10.471,82,
conta FNS/FNS
BLMAC, n. 13.307-8, com saldo de R$ 3.466,97,
conta FMS/FNS BLAFB, N.
13.304-3 com saldo de R$ 19.730,51,
conta FARMACIA BASICA, n. 9.674-1
com saldo de R$ 2.972,14,
conta FMASBLBASICA, com saldo de R$ 3.841,92,
conta PSB FNAS – SCFV, com saldo de R$ 17.380,96,
conta PSEMCFNAS, com
saldo de R$ 2.745,79,
conta GBFFNAS, com saldo de R$14.570,31,
conta
PMJ/CEX, N. 9.376-9, com saldo de 9.781,69 e a
conta GSUAS FNAS, com
saldo de R$ 7.484,63.
Estamos falando aqui de um montante de R$
341.737.53 que deveriam ter sido utilizados no todo ou em parte (já que
deixamos estoques, conforme demonstrado), para comprar materiais de
limpeza, de construção, combustíveis, gás, água, alimentos,
medicamentos, materiais medico e hospitalares, manutenções, etc,
etc.....
Mas não, O prefeito eleito e sua equipe vêm publicar uma
FARSA e atestar uma estrema incompetência em gerenciar o dinheiro
publico.
Nem empreendimentos comerciais e industriais trabalham
mais com estoques. Imaginem o setor publico falar de estoques, que
corresponde a imobilização de capital. Em outras palavras, despertar o
prejuízo e aguçar o apetite dos desonestos que poderão usar este estoque
em beneficio próprio.
Muitas outras contas, não foram citadas aqui,
por restar pouco valor depositado, bem como não foram levados em conta
vários meses que o governo do estado deve ao município, no que se refere
aos repasses do SAMU e Farmácia básica, num total aproximado de mais de
R$ 160.000,00. (ver ações movidas contra o estado para que seja pago o
que deve a Juazeirinho).
Fica comprovado o desejo do atual governo
com toda sua equipe, em decretar uma FARSA ou assinar um atestado de
incompetência administrativa, ao querer passar para o povo um “estado de
emergência”. Na atual situação, so podemos admitir situação de
emergência, pelas questões climáticas. Que foi o que fiz e que está
comprovado pelo governo federal e estadual.
Mais uma vez, fica
comprovado o apetite do atual governo em querem criar uma situação de
compras sem licitação. Os motivos cabem a mim, ao povo, aos vereadores,
ao TCE e MPE e MPF buscarem as informações.
4° e 5°- Nestes considerandos, quero aqui mais uma vez, denunciar a FARSA e a decretação de incompetência da atual gestão.
Vamos por pontos.
Educação - O atual governo recebeu o Colégio Municipal realmente
reformado, com uma sala de atendimento especial implantada, o
laboratório de informática totalmente reformado, uma biblioteca
ampliada, mobiliada e acervo ampliado, sistema de segurança por câmera
instalado, todas as carteiras escolares substituídas, com aquisição de
vinte ar condicionados a serem instalados, auditório completamente
mobiliado, restando apenas a instalação da sala de atendimento
odontológico e da rádio escola. Mas os equipamentos todos prontos para
serem instalados.
Todas as escolas do campo ou foram ampliadas,
reequipadas ou sofreram reformas ao longo dos quatro anos do governo.
Mas cabe destaque para a ampliação das escolas de ipueiras, barra, ilha
grande e Mendonça. Neste ultimo caso, encontram-se em andamento a
construção do muro da escola Francisco José e a ampliação da escola
Miguel Lucindo. (conforme prestação de contas anterior). Implantamos
Internet em quase todas as escolas do campo, e iniciamos a construção de
cisternas com capacidade de 53 mil litros de água em todas as escolas
do campo.
Ainda cabe destaque, a aquisição de um lote de vinte
computadores que foram entregue durante a transição para reequipar o
telecentro Pablo Ramon na Bela Vista.
No que se refere às creches,
entregamos as duas totalmente reformadas e equipadas com o que é de mais
moderno em materiais didático/pedagógico para esta fase do ensino.
Alguém se lembra delas em Janeiro de 2013? Mas vamos lembrar-nos da
creche modelo, padrão internacional, da qual, recebemos com mais de 95%
de realização financeira e apenas 64% de obra física realizada,
(Investigação no MPF) sofrendo ameaças de invasão pelos sem tetos que
segundo informações vão invadir por que o atual prefeito prometeu
regularizar a situação de todos os terrenos invadidos durante a minha
gestão, e até agora não saiu da promessa. (mas isto será outra prestação
de contas).
Vale destaque ainda para comprovar a FARSA e a
decretação de incompetência, o quanto o ensino melhorou nos últimos
quatro anos. Apresentamos os dados do IDEB, (INDÍCE DE DESENVOLVIMENTO
ESCOLAR BRASILEIRO) referente a Juazeirinho.Os Projetos de incentivo à
leitura e outras ações desenvolvidas, melhoraram em muito a nossa
qualidade do ensino. Estes dados mostram, por exemplo: Esc.. Mun. Ens.
Fund. Joaquim Medeiros, 2013 = 2.7, 2015 = 4.2 Meta Projetada = 4.0.
Esc. Mun. Ens. Fund. Severino Marinheiro, 2013 = 4.3, 2015 = 4.5 Meta
Projetada = 4.6, Esc. Mun. Ens. Fund. Cícero Francisco, 2013 = 2.7, 2015
= 3.1 Meta Projetada = 3.2.
O IDEB do Município, 2013 = 3,7, em
2015 = 4.3 Meta Projetada = 4.4. Isto, somados aos investimentos que
foram realizados em todos os anos da nossa gestão, todos os anos com
índices superiores aos 25% recomendados pelo governo federal, reafirma a
FARSA e a decretação e incompetência pela publicação do decreto. Fugir
da licitação para comprar sem LICITAÇÃO neste caso e nos que irão vir, é
no mínimo crime.
No tocante a saúde, alem da ampliação e reforma,
das UBS’s do centro, da Bela Vista, da Ilha Grande, de Ipueiras, do
Mendonça, do Antônio Ferreira, e aquisição de equipamento de
informática, equipamentos de diagnóstico dentre outros, concluímos a UBS
do Frei Damião, uma obra abandonada pela gestão do atual prefeito,
(assim como a creche), e, abrimos e equipamos mais uma unidade âncora no
alto dos Medeiros e construímos na comunidade da Escurinha, a maior UBS
do município. Esta rede de atenção básica, foi entregue tão equipada e
com estrutura física renovada, que causa inveja a vários gestores que
assumiram no dia 01/01/2017.
Implantamos o NASF, o programa de
próteses dentária, a farmácia básica, informatizamos o trabalho dos ACS
com a aquisição de táblets, e kit’s de trabalho, deixamos uma academia
da saúde recém inaugurada e iniciamos o processo de interligação via
internet das UBS’s com a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde. O
primeiro kit de equipamentos para este projeto foi entregue durante a
transição.
Entregamos o hospital totalmente abastecido, com
medicamentos, alimentos e materiais medico e hospitalar, equipamentos de
diagnósticos em perfeito estado de funcionamento, muitos inclusive,
entregues durante a transição, equipe médica com salários em dias, com o
sistema de saúde e segurança do trabalho implantado (assim como em todo
o município, através SESMT), e com saldo financeiro em todas as contas.
(conforme demonstrado anteriormente)
Todos os serviços foram entregues em pleno funcionamento, salvo o recesso de fim de ano.
No que se refere ao mercado, entregamos com a reforma de todo a
cobertura, a abertura de dois novos quiosques e a reforma da entrada do
setor leste, totalmente reformada inclusive permitindo a acessibilidade
para idosos e pessoas com deficiências. Concluímos a praça da juventude
com a construção do sistema de esgotamento e conclusão dos quiosques.
Entregamos a praça Januário Cordeiro recém inaugurada, reformamos a
praça do conjunto Frei Damião e construímos a praça na comunidade de
Ipueiras. O Estádio de futebol em perfeitas condições bem como o de
ipueiras que também foi reformado e o de suçuarana que foi construído
assim como vários nas outras comunidades rurais. Com relação as quadras,
entregamos as duas da praça da juventude em perfeitas condições, assim
como a do conjunto Buriti, ipueiras e do conjunto frei Damião. Nestas
áreas, também não se sustenta a FARSA e a decretação de incompetência
administrativa. O que continua a se sustentar, é o apetite voraz de
comprar sem licitação.
6° e 7° - falar em estoque de divida, é sem
dúvidas, voltar à gestão de 2009 – 2012. é o atual prefeito, reeditar e
relembrar para a população o rombo no JUAPREV, a falta de renegociação
da divida do hospital que iria fechar, o rombo detectado pelo TCE nas
contas de 2012 no total astronômico de mais de 4,7 milhões, mais de 2.2
milhões da creche, e muito mais que serão pontos das novas prestações de
contas que faremos.
Mas queremos deixar claro que a FARSA e o
atestado de incompetência administrativa que o atual prefeito decretou
em juazeirinho, não se sustenta, sob nenhum argumento apresentado e
materializado na FARSA chamada de decreto 006/2017.
O município de
Juazeirinho na minha gestão e na da ex prefeita Carleusa Marques, teve a
oportunidade de renegociar, parcelar e principalmente pagar e honrar
com todos os compromissos deixados pelo atual prefeito.
Se isto
fosse ao contrario, estaríamos do CADIN, CAUC, etc, bem como
impossibilitado de contratar com qualquer entidade estadual, privada ou
federal.
Juazeirinho, é hoje graças aos esforços de toda uma equipe
que o administrou de 2013 a 2016, um dos municípios mais equilibrado
financeiramente do estado.
Não se sustenta a FARSA e a decretação de incompetência administrativa, materializada no decreto 006/2017.
Assim se restabelece a verdade dos fatos.
Digamos não a mentira e ao apetite voraz de querem burlar a transparência publica pela desobediência as leis vigente.
O atual governo, teve a oportunidade e um tempo de três meses para
montar uma equipe de licitação, além de ter nos estoques materiais
suficientes para iniciar a gestão que caminhou até o dia 31 de Dezembro
de 2016 com todos os serviços e rotinas administrativas em pleno
funcionamento, querer interromper esta dinâmica administrativa pelos
argumento contidos no referido decreto, é um ato que se constitui em uma
farsa e incompetência administrativa.
Em tempo I.
Senhores e
Senhoras Secretários(as). Muito cuidado ao assinarem as dispensas de
licitações caso o atual gestor ainda pretenda colocar em pratica.
Preservem sua imagens de pessoas probas. Se isto estiver contido nos
seus objetivos de vida. Caso haja duvidas, consultem o MPE, MPF e TCE.
Em tempo II.
1.228.315,99 (um milhão, duzentos e vinte e oito mil, trezentos e
quinze reais e noventa e nove centavos. É o montante de recursos que
entraram nas contas de Juazeirinho nas parcelas do dia 10 e 20 do mês em
curso.
Vamos somar esta fortuna com a fortuna que deixamos nas contas, e pensar...
Juazeirinho esta em condições de se decretar ESTADO DE EMERGÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA?
Com a resposta o povo, a câmara, o MPF, MPE e TCE.
Juazeirinho, 20 de Janeiro de 2017
Jonilton Fernandes Cordeiro
Resumindo Bevi e uma piada como administador
ResponderExcluirSó lamento por ti Juazeirinho.
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